O hábito de fumar

Celular, tablete e computador prejudicam a visão?
27/03/2018
Por que choramos ao cortar cebola?
06/04/2018
Exibir tudo

O hábito de fumar


O hábito de fumar pode causar doenças oculares.

   

O tabagismo é responsável por 200 mil mortes ao ano no Brasil. O vício é ainda causador de alguns problemas oculares, como catarata, glaucoma, doença de Graves, degeneração macular e queda de pálpebra. Porém, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, cerca de 20% da população brasileira com 25 anos ou mais ainda é fumante.

Para esclarecer a população sobre os danos ocasionados pelo tabagismo, as principais doenças oculares resultantes dessa prática são:


Queda da pálpebra

 

A queda da pálpebra ocasiona não só um problema estético, mas também é responsável pela diminuição do campo visual, ardência e lacrimejamento constante. Para corrigir o problema, o ideal é realizar a cirurgia conhecida como blefaroplastia. Catarata A catarata é uma doença caracterizada pela opacificação do cristalino, consequência do tabagismo. Isso ocorre, pois os produtos químicos que compõem o cigarro atingem não só de forma sistêmica, mas também a superfície dos olhos durante o consumo. Os sintomas da doença são visão turva e embaçada e, em casos extremos, cegueira reversível. A única forma de combater o seu avanço, uma vez que já fora contraída, é a cirurgia para a remoção do cristalino e a colocação de uma lente intraocular artificial.

Glaucoma

 

É uma doença causada pelo aumento de pressão ocular interna e dano causado ao nervo óptico devido ao uso do cigarro. Uma das formas de tratamento é o uso de colírios específicos. No entanto, há um procedimento que consiste em tratar algumas formas da doença por meio de laser, a Trabeculoplastiva Seletiva a Laser (TSL), trazida pioneiramente ao Brasil pela Cerpo Oftalmologia.

Degeneração Macular

 

Comum entre pessoas com mais de 50 anos, a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) ocorre devido a uma lesão na mácula, área que permite enxergar detalhes finos com clareza. A doença pode ser controlada com uma combinação de vitaminas, antioxidantes e zinco, mas apenas se estiver em estágio inicial. Esse procedimento não irá reverter o processo, apenas amenizá-lo. Outras formas de tratamentos recomendadas são a cirurgia a laser (terapia fotodinâmica) e alguns medicamentos que impedem a formação de novos vasos sanguíneos no olho.

Doença de Graves

 

Alteração na glândula tireoide, que resulta no inchaço dos músculos ao redor do globo ocular, deixando-os com aparência de olhos saltados. Os sintomas são dificuldades para piscar, fechar os olhos e até a perda da visão.

 

A Doença de Graves é tratada com medicamentos para o hipertiroidismo, radiação ou cirurgia, principalmente quando é necessário que o globo ocular volte à posição normal. Em casos de irritação, recomenda-se tapar os olhos à noite, para que os olhos não sequem, uso de óculos escuros e colírios.


Fonte: Portal da Oftalmologia.

AGENDE JÁ A SUA CONSULTA:

Estamos pertinho de você!

Caso você queira marcar uma consulta ou tenha alguma dúvida, seguem abaixo os nossos endereços e principais meios de contato.

 

Unidade: Itanhaém

Av. Condessa de Vimieiros, 183
Centro - Itanhaém - SP
CEP 11740-000

itanhaem@ofta.com.br

+55(13) 3422-4548

 WhatsApp - Itanhaém 

Unidade: Mongaguá

Avenida Marina, 578
Centro - Mongaguá - SP
CEP 11730-000

+55(13) 3448-3536

mongagua@ofta.com.br

 WhatsApp - Mongaguá

Unidade: Peruíbe

Avenida São João, 473
Centro - Peruíbe - SP
CEP 11750-000

+55 (13) 3453-5102

peruibe@ofta.com.br

 WhatsApp - Peruíbe 

Unidade: Santos

Rua Carvalho de Mendonça, 238
Cj. 64 - Vila Belmiro - Santos - SP
CEP 11070-001

+55(13) 3222-1522

santos@ofta.com.br

https://www.ofta.com.br/

 WhatsApp - Santos 

Precisa entrar em contato conosco?

 

Caso você queira marcar uma consulta, tenha dúvidas, críticas ou sugestões, seguem os nossos principais meios de contato direto conosco ou se preferir, poderá deixar uma mensagem preenchendo o formulário abaixo com os seus dados, que responderemos a você em no máximo em 24h.

Tem alguma dúvida?
contato@ofta.com.br
Central de atendimento
+55 (13) 3422-4548

    Deixe uma resposta

    WhatsApp WhatsApp