Exames

Exames

A Clínica Oftalmológica OFTA conta com um avançado centro de diagnóstico que realiza exames de última geração. Estes exames auxiliam o diagnóstico preciso de diversas doenças oculares, discussão de condutas, planejamento e tratamentos especializados. Desta forma, nossa equipe de oftalmologistas consegue determinar com precisão, qual o melhor tratamento para cada paciente.

Saiba mais sobre nossos Exames

Angiofluoresceinografia

Angiofluoresceinografia é um procedimento de diagnóstico que utiliza uma câmera fotográfica especial para tirar uma série de fotografias da retina, que é a camada sensível à luz e que reveste o interior do globo ocular. É injetado um contraste na veia do paciente no inicio do exame e dessa forma é possível avaliar o comportamento do fluxo sangüíneo no interior do globo ocular, identificando regiões com edema, neovasos, vazamentos, entre outras alterações. Esse exame auxilia na identificação e diagnóstico de lesões ou anomalias na retina. Algumas indicações para realização deste exame são pacientes com retinopatia diabética, alterações na retina por hipertensão arterial, alterações da mácula, tumores oculares e trombose. O exame é realizado com as pupilas dilatadas.

 

Biometria

A Biometria é o exame capaz de realizar a medição das estruturas intraoculares, bem como a medida da melhor lente intraocular a ser implantada na cirurgia da catarata, aquela que é capaz de permitir uma melhor visão ao paciente, sem depender necessariamente do uso de óculos.

Biometria IOL Master

A Biometria IOL MASTER tem a função de medir, com precisão, o comprimento axial do olho, além de fornecer outras medidas de suas estruturas internas (ceratometria, profundidade da câmara anterior e diâmetro corneano). Essas medidas são importantes para o cálculo das lentes intraoculares, implantadas principalmente em cirurgias de catarata. Também é um exame muito importante em pacientes que serão submetidos à cirurgia refrativa de alto grau de miopia ou hipermetropia.

Este exame é indolor, não invasivo e de não contato e tem duração de aproximadamente 15 minutos.

Biomicroscopia

A Biomicroscopia é também conhecida como exame na lâmpada de fenda. Neste exame, um microscópio é utilizado para avaliar cada célula do olho, possibilitando a verificação de pequenos detalhes, como córnea, conjuntiva, esclera, cristalino, nervo óptico, íris, retina, entre outros. A Biomicroscopia é indicada para todas as doenças oculares, por isso, é o exame oftalmológico mais comum.

Biomicroscopia de Fundo

A Biomicroscopia de fundo tem a função de avaliar a retina central e o nervo optico. É um exame realizado na lâmpada de fenda (biomicroscópio), sendo indolor, não invasivo e de não contato.

Campo Visual Computadorizado

A Campimetria ou Campo Visual Computadorizado, avalia com alta precisão, falhas no campo de visão central e periférico do paciente, detectando áreas sem visão (escotomas) que podem ser ocasionadas por diversas patologias. Procedimento indispensável para diagnóstico e acompanhamento de pacientes com glaucoma.

Ceratometria

A ceratometria é um exame realizado por computador e mede a curvatura da superfície corneana. Esta avaliação é indispensável para adaptação de lentes de contato e cálculo da lente intraocular a ser implantada durante a cirurgia de catarata e cirurgia fácica (lensectomia).

Curva Tensional

O exame de curva tensional diária é realizado para o estudo do comportamento da pressão ocular ao longo do dia. É indicada no diagnóstico e seguimento do paciente com glaucoma.

WhatsApp WhatsApp