Exames 2

Exames

A Clínica Oftalmológica OFTA conta com um avançado centro de diagnóstico que realiza exames de última geração. Estes exames auxiliam o diagnóstico preciso de diversas doenças oculares, discussão de condutas, planejamento e tratamentos especializados. Desta forma, nossa equipe de oftalmologistas consegue determinar com precisão, qual o melhor tratamento para cada paciente.

Saiba mais sobre nossos Exames

Estereofotografia de Papila

O exame permite observar se existem alterações no disco óptico ou papila. Através de fotografias é possível estudar forma, contornos, relevo, tamanho, coloração e escavação do disco óptico. O exame é realizado com frequência em pacientes com hipertensão ocular, glaucoma, edema de papila, papiledema, neurite óptica, pseudopapiledema ou tumores da cabeça do nervo óptico.

 

Gonioscopia

Gonioscopia é um exame usado pelos oftalmologistas para ajudar no diagnóstico e no acompanhamento de algumas enfermidades oculares, principalmente o glaucoma. Esse exame ajuda a avaliar o ângulo da câmara anterior dos olhos, a íris e a superfície do cristalino usando lentes de aumento, colocadas em contato com a córnea. Este exame também determinará se o glaucoma já está instalado e qual é o seu tipo, orientando o diagnóstico e o tratamento específicos para cada um.

Mapeamento de retina

Para realização deste exame é necessário dilatação das pupilas. Com auxilio de um aparelho que emite uma luz e de lentes apropriadas é possível analisar a superfície da retina, permitindo diagnosticar várias doenças oculares, como oclusões vasculares, descolamento de retina, tumores, hemorragias e outras patologias retinianas, além avaliar o dano ocular causado por doenças sistêmicas como o diabetes e hipertensão arterial.

Microscopia especular 3D

É um exame que tem por finalidade avaliar a quantidade de células do endotélio corneano bem como suas características de forma e tamanho. É um exame indolor e de rápida execução. O paciente deve estar sem óculos ou lentes de contato caso faça uso. Para sua realização é necessário apenas que o paciente fixe o olhar numa luz dentro do aparelho. É realizado nos pré-operatório de cirurgias de catarata ou em casos de doenças da córnea.

Paquimetria

Exame que avalia a espessura corneana. Importante aliado na avaliação de cirurgia refrativa (para deixar de usar óculos ou lentes de contato) e para diagnóstico de ceratocone e outras várias doenças onde a medida da espessura corneana é importante, como no glaucoma ou no edema de córnea.

Pentacam

O Pentacam, tomógrafo de coerência óptica, tem a função de fazer o mapeamento completo da córnea: curvatura, espessura e elevações, além de medir a profundidade da câmara anterior e diâmetro corneano e fornecer imagem tomográfica do segmento anterior.

É indicado para pacientes candidatos à cirurgia refrativa, cirurgia de catarata, avaliação do cristalino, glaucoma, córnea, ceratocone e qualquer alteração que acometa a parte anterior do olho.

Potencial de Acuidade Visual

Simula visão do paciente como se o mesmo não apresentasse opacidade de meios (catarata, opacidade de córnea) para avaliação do potencial máximo de visão.

É muito solicitado para fins prognósticos no candidato a cirurgia de catarata e transplante de córnea

WhatsApp WhatsApp