Alimentos que ajudam a manter a saúde dos seus olhos.
21/05/2018
Cosméticos, maquiagem definitiva, alongamento de cílios, cílios postiços, permanente de cílios: quais os cuidados necessários?
10/12/2019
Exibir tudo

Entenda a relação entre diabetes e a saúde ocular


Sabemos que o diabetes é uma doença que a longo prazo pode trazer problemas cardíacos, renais e predisposição a infecções. Quando falamos do olho, o açúcar em níveis elevados no sangue pode trazer desde mudanças no “grau do óculos” levando a embaçamentos intermitentes até perda da visão quando não bem controlada a longo prazo.

Segundo a OMS temos em torno de 400 milhões de pessoas com diabetes no mundo e se os hábitos de vida não mudarem, a tendência é que esse número aumente consideravelmente nos próximos anos. Dentre as causas de cegueira, o diabetes é responsável por 4,8% desta parcela.

 
 
 

Mas o paciente que tem diabetes sempre irá evoluir com alguma alteração na visão?


Para responder essa pergunta é preciso entender que quanto maior o tempo de convivência com o diabetes, maior a chance de desenvolver a retinopatia diabética (principal causadora da baixa de visão nestes pacientes). E as alterações que surgem, além de serem tempo-dependentes, também dependem do quanto o paciente mantém sua glicemia controlada. Portanto, pacientes com diabetes bem controlado tendem a desenvolver mais tardiamente a retinopatia diabética e esta também tende a se apresentar menos severa. Por outro lado, pessoas com o açúcar muito descontrolado no sangue tendem a desenvolver formas mais graves de retinopatia diabética. Sabe-se que após 15 anos, cerca de 2% dos diabéticos tornam-se cegos e em torno de 10% desenvolvem perda visual grave. Com mais de 20 anos da doença, mais de 75% dos pacientes apresentam alguma lesão do diabetes no olho.

Portanto, todo paciente com diabetes diagnosticado deve passar periodicamente por uma consulta oftalmológica para avaliar presença de lesões mesmo que assintomáticos. Este é o primeiro passo para um diagnóstico precoce, o que é crucial para evitar ou postergar os danos que o diabetes pode causar na visão. Estudos mostram que o tratamento reduz o risco de perda visual em mais de 90% dos casos. Porém, grande parte da perda visual causada pelo diabetes é irreversível, e se o paciente espera perceber alguma alteração na sua visão para então procurar ajuda médica já pode ser tarde demais. Fazendo exames periódicos é possível detectar alterações antes mesmo do paciente perceber que a visão diminuiu e assim preservar a sua qualidade visual por mais tempo.

Fonte:
-SBAC (Sociedade Brasileira de Análises Clínicas)
-Revista Veja Bem Brasil - CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia)


AGENDE JÁ A SUA CONSULTA:

Estamos pertinho de você!

Caso você queira marcar uma consulta ou tenha alguma dúvida, seguem abaixo os nossos endereços e principais meios de contato.

 

Unidade: Itanhaém

Av. Condessa de Vimieiros, 183
Centro - Itanhaém - SP
CEP 11740-000

itanhaem@ofta.com.br

+55(13) 3422-4548

 WhatsApp - Itanhaém 

Unidade: Mongaguá

Avenida Marina, 578
Centro - Mongaguá - SP
CEP 11730-000

+55(13) 3448-3536

mongagua@ofta.com.br

 WhatsApp - Mongaguá

Unidade: Peruíbe

Avenida São João, 473
Centro - Peruíbe - SP
CEP 11750-000

+55 (13) 3453-5102

peruibe@ofta.com.br

 WhatsApp - Peruíbe 

Unidade: Santos

Rua Carvalho de Mendonça, 238
Cj. 64 - Vila Belmiro - Santos - SP
CEP 11070-001

+55(13) 3222-1522

santos@ofta.com.br

https://www.ofta.com.br/

 WhatsApp - Santos 

Precisa entrar em contato conosco?

 

Caso você queira marcar uma consulta, tenha dúvidas, críticas ou sugestões, seguem os nossos principais meios de contato direto conosco ou se preferir, poderá deixar uma mensagem preenchendo o formulário abaixo com os seus dados, que responderemos a você em no máximo em 24h.

Tem alguma dúvida?
contato@ofta.com.br
Central de atendimento
+55 (13) 3422-4548

    Deixe uma resposta

    WhatsApp WhatsApp