Cosméticos, maquiagem definitiva, alongamento de cílios, cílios postiços, permanente de cílios: quais os cuidados necessários?
10/12/2019
COLÍRIO: você sabe como usar?
19/03/2020
Exibir tudo

CRIANÇAS + ELETRÔNICOS COMO UTILIZAR DE FORMA SAUDÁVEL?


Atualmente o uso de dispositivos eletrônicos está amplamente difundido na sociedade, em todas as faixas etárias. É extremamente comum ver crianças, inclusive bebês manipulando celulares e tablets. Mas até quanto é saudável o uso de dispositivos eletrônicos por crianças?

Esse é um assunto muito polêmico, sendo que existem várias recomendações na tentativa de evitar danos no desenvolvimento das nossas crianças.

A Organização das Nações Unidas (ONU) publicou em 2019 diretrizes para uso de eletrônicos por crianças de até 5 anos de idade, alertando que as mesmas não devem passar mais de 60 minutos por dia em atividades passivas diante de uma tela (celulares, tablets, TV, computadores). E ainda orienta que crianças com menos de 12 meses não devem passar nem 1 minuto na frente de eletrônicos. Essas recomendações são para evitar o sedentarismo e a obesidade.

E na visão? O uso destes dispositivos pode trazer algum prejuízo?

Primeiramente, você sabia que o número de míopes está aumentando consideravelmente nos últimos anos? Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) é previsto que o número de pessoas com o problema aumente de 20% para 50% da população mundial em 2050.

E porque isso está acontecendo?

Atualmente existe uma grande discussão em cima do assunto e vários estudos já estão sendo conduzidos para identificar os fatores de risco. Certamente as mudanças no estilo de vida das crianças dos dias de hoje tem influência na mudança deste cenário.

As crianças passam cada vez menos tempo em atividades ao ar livre. Antigamente elas brincavam entre si muito mais do que brincavam com aparelhos eletrônicos. A maior preocupação ao observarmos crianças com uso abusivo de eletrônicos é o desenvolvimento de miopia.

Ocorre que para focar algo de perto, o olho faz um esforço acomodativo, ou seja ele precisa ficar “mais míope” para conseguir ler algo próximo. Esse esforço acomodativo repetidamente em crianças pequenas poderia induzir o desenvolvimento da miopia. Essa teoria serve para qualquer atividade que a criança exerça de perto por muito tempo, como a leitura de um livro. No entanto, é muito improvável que um livro prenda a atenção da criança por horas e horas, já com eletrônicos a história muda. Os pequenos ficam extremamente concentrados na tela, horas seguidas! E é muito comum relutarem em largar o tablet ou celular mesmo sob a ordem dos pais.

Uma vez que a criança venha a desenvolver a miopia muito dificilmente ela irá regredir. Pelo contrário, sua tendência é um aumento gradativo ao longo da vida. E quanto maior a miopia (principalmente quando acima de 6 graus), maior o risco de doenças relacionadas ao alto grau. Pacientes com alta miopia tem maior tendência a apresentar descolamento de retina, de desenvolver glaucoma, de ter uma queda na acuidade visual mesmo em uso de correção, entre outros problemas. Por isso é muito importante prevenir o desenvolvimento de miopia nas nossas crianças.

Já existem estudos mostrando que atividades ao ar livre reduzem consideravelmente o risco de desenvolvimento da miopia. Inclusive estudos relacionando a exposição solar como um fator de proteção para o seu desenvolvimento.


Portanto, a recomendação atual é:


✔️ Uso consciente e limitado de eletrônicos por crianças menores de 6 anos;

✔️ Não ultrapassar 1 hora por dia.;

✔️ Não se aproximar demais dos eletrônicos durante seu manuseio;

✔️ Preferir entreter as crianças com atividades ao ar livre;

✔️ Exposição solar diária;

Fonte:
-ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONGBR)
-ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS)
-SOBLEC
-AAO ( ACADEMIA AMERICANA DE OFTALMOLOGIA)

AGENDE JÁ A SUA CONSULTA:

Estamos pertinho de você!

Caso você queira marcar uma consulta ou tenha alguma dúvida, seguem abaixo os nossos endereços e principais meios de contato.

 

Unidade: Itanhaém

Av. Condessa de Vimieiros, 183
Centro - Itanhaém - SP
CEP 11740-000

itanhaem@ofta.com.br

+55(13) 3422-4548

 WhatsApp - Itanhaém 

Unidade: Mongaguá

Avenida Marina, 578
Centro - Mongaguá - SP
CEP 11730-000

+55(13) 3448-3536

mongagua@ofta.com.br

 WhatsApp - Mongaguá

Unidade: Peruíbe

Avenida São João, 473
Centro - Peruíbe - SP
CEP 11750-000

+55 (13) 3453-5102

peruibe@ofta.com.br

 WhatsApp - Peruíbe 

Unidade: Santos

Rua Carvalho de Mendonça, 238
Cj. 64 - Vila Belmiro - Santos - SP
CEP 11070-001

+55(13) 3222-1522

santos@ofta.com.br

https://www.ofta.com.br/

 WhatsApp - Santos 

Precisa entrar em contato conosco?

 

Caso você queira marcar uma consulta, tenha dúvidas, críticas ou sugestões, seguem os nossos principais meios de contato direto conosco ou se preferir, poderá deixar uma mensagem preenchendo o formulário abaixo com os seus dados, que responderemos a você em no máximo em 24h.

Tem alguma dúvida?
contato@ofta.com.br
Central de atendimento
+55 (13) 3422-4548

    Deixe uma resposta

    WhatsApp WhatsApp