Chocolate protege a visão, sabia?

Olhos vermelhos nas fotos
20/03/2018
Celular, tablete e computador prejudicam a visão?
27/03/2018
Exibir tudo

Chocolate protege a visão, sabia?


Chocolate, além de gostoso, também protege a visão, sabia?

Mas, vale lembrar que deve ser consumido com moderação e ter pelo menos 60% de cacau.

Nesta época do ano, o comércio se agita com a venda de chocolate. Até quem faz dieta abre uma brecha para apreciar a sobremesa. Além de ser saboroso, segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, de Campinas (SP), a iguaria também protege a visão de doenças graves que costumam surgir com o avanço da idade. Mas, para que isso ocorra, é preciso manter um consumo moderado (70 gr por dia).

O médico esclarece que só faz bem à visão se for o chocolate for do tipo amargo, com pelo menos 60% de cacau. Isso porque, segundo o especialista, a fruta é rica em polifenóis, que mantêm a flexibilidade das artérias e melhoram toda a circulação, inclusive da retina. O resultado é a diminuição do risco de degeneração macular relacionada à idade. Hoje, esta doença atinge 3 milhões de brasileiros com mais de 65 anos e é apontada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a maior causa global de cegueira irreversível.

Queiroz Neto ressalta que o sinal de alerta para a degeneração macular é enxergar tortuosidade em linhas retas. Por isso, para maiores de 65 anos, é recomendada a realização de um teste simples: fixar um olho e, depois, o outro, em batente de porta. Caso enxergue o contorno sinuoso, deve procurar um oftalmologista imediatamente. A perda da visão decorrentes desse problema, explica o oftalmologista, é causada em 90% dos casos pelo rompimento de vasos que se formam na retina.

Catarata

O especialista afirma que o cacau também é rico em flavonoides, um potente antioxidante que combate a formação de radicais livres e adia o surgimento da catarata, que é a opacificação do cristalino. Apesar de ser tratável, ela responde por quase metade da cegueira no Brasil. O nosso organismo, comenta o médico, produz radicais livres o tempo todo. Por isso, não existe forma de evitar a catarata. Mas, se utilizarmos um mecanismo que os elimine, evitamos a degeneração precoce das células. O único tratamento para o problema no cristalino é a cirurgia, que o substitui por uma lente intraocular para evitar a perda da visão.

Fonte: Oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, Campinas-SP.

AGENDE JÁ A SUA CONSULTA:

Estamos pertinho de você!

Caso você queira marcar uma consulta ou tenha alguma dúvida, seguem abaixo os nossos endereços e principais meios de contato.

 

Unidade: Itanhaém

Av. Condessa de Vimieiros, 183
Centro - Itanhaém - SP
CEP 11740-000

itanhaem@ofta.com.br

+55(13) 3422-4548

 WhatsApp - Itanhaém 

Unidade: Mongaguá

Avenida Marina, 578
Centro - Mongaguá - SP
CEP 11730-000

+55(13) 3448-3536

mongagua@ofta.com.br

 WhatsApp - Mongaguá

Unidade: Peruíbe

Avenida São João, 473
Centro - Peruíbe - SP
CEP 11750-000

+55 (13) 3453-5102

peruibe@ofta.com.br

 WhatsApp - Peruíbe 

Unidade: Santos

Rua Carvalho de Mendonça, 238
Cj. 64 - Vila Belmiro - Santos - SP
CEP 11070-001

+55(13) 3222-1522

santos@ofta.com.br

https://www.ofta.com.br/

 WhatsApp - Santos 

Precisa entrar em contato conosco?

 

Caso você queira marcar uma consulta, tenha dúvidas, críticas ou sugestões, seguem os nossos principais meios de contato direto conosco ou se preferir, poderá deixar uma mensagem preenchendo o formulário abaixo com os seus dados, que responderemos a você em no máximo em 24h.

Tem alguma dúvida?
contato@ofta.com.br
Central de atendimento
+55 (13) 3422-4548

    Deixe uma resposta

    WhatsApp WhatsApp